Vizinhança

"Embora imaginário, é um bairro, portanto há pessoas que podem se mudar subitamente para lá, e outras que podem sair."
Gonçalo M. Tavares

sábado, 26 de janeiro de 2013

Atividade 12 - Atendendo a uma demanda de prestação de serviços


Aprendizagem em rede e o aluno no mundo atual

A tecnologia está hoje ao nosso redor. São inúmeras as redes que nos cercam.  


Em todos os cantos do planeta, vivemos ligados pela internet. E não conseguimos sequer pensar em nossa vida sem o acesso à rede.


Esse contexto torna necessário que se repense a educação, e qual o lugar do aluno e do professor no mundo atual.

O conhecimento, hoje, precisa estar articulado  à tecnologia, e só pode se construir com a colaboração de  todos, na perspectiva de uma inteligência coletiva.

Para isso, é preciso que nossos alunos consigam  articular as velhas e as novas tecnologias, para a partir disso produzir seus conhecimentos em colaboração com seus colegas, professores e comunidade.


Mas será que apenas o uso da tecnologia garante o aprendizado?





Não, não é tão simples assim. As tecnologias, se usadas apenas como ferramentas, podem apenas perpetuar velhas fórmulas de ensino. É preciso inseri-las e explorar as novas potencialidades que a tecnologia traz para a educação.


É possível articular velhas e novas tecnologias para garantir o aprendizado do aluno no mundo atual?



Sim, isso é possível! No mundo atual, alunos e professores continuam existindo, ainda que ocupem posições diferentes: e as tecnologias digitais devem conviver com as antigas tecnologias, como a escrita e a leitura, articuladas num sistema que privilegie a construção coletiva do conhecimento!



A sociedade está preparada para o aprendizado em rede?




O mundo está caminhando para isso: cada dia mais iniciativas se concretizam nesse sentido, e o caminho para a educação certamente passará por um ensino cada vez mais constituído reticularmente!

**********

Os fragmentos de vídeo utilizados foram editados a partir do vídeo Educação em Rede, do Canal Terra Forum, e editados com o programa VideoPad Video Editor Professional, versão trial. Segue o vídeo na íntegra:




Nenhum comentário:

Postar um comentário