Vizinhança

"Embora imaginário, é um bairro, portanto há pessoas que podem se mudar subitamente para lá, e outras que podem sair."
Gonçalo M. Tavares

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Web 2.0 e suas ferramentas: o Google Docs

               O Google Docs é uma interessante ferramenta para publicações compartilhadas de documentos de diversos tipos. Comecei por fazer realmente uma investigação do ambiente no intuito de descobrir suas possibilidades de uso e funcionalidades. Percebi que é possível a criação de documentos de diversos tipos: planilhas, gráficos, textos, apresentações. O ambiente disponibiliza também uma ajuda detalhada e um fórum de discussão. Optei por aprofundar a investigação em relação à criação e ao compartilhamento de apresentações.
                Num primeiro momento, segui a orientação para compartilhamento de uma apresentação já existente, que precisei carregar para o ambiente, e nesse momento tive já um problema, que consegui solucionar através da ajuda: o sistema não aceita documentos do Office 2007, de modo que precisei fazer a conversão antes do upload. Assim, consegui abrir o documento com sucesso.
                O documento, no entanto, foi carregado com inúmeras desconfigurações, de forma que precisei editar a apresentação novamente. Fiz, então, o compartilhamento dela com uma pessoa: é possível compartilhar com toda minha lista de contatos do gmail. Optei por enviar à pessoa um email informando sobre o compartilhamento, e do próprio email ela pode acessar a apresentação. Consegui também publicar a apresentação, com facilidade, no blog que meus alunos criaram para o curso de especialização no qual atuo. Pelo email, a pessoa com quem compartilhei o documento não consegue fazer alterações no mesmo, mas se entrar pelo Google Docs pode alterá-lo também (desde que eu, ao compartilhar o documento com ela, dê essa permissão). 
                Por essa primeira investigação pelo ambiente do Docs, ele pareceu-me uma ferramenta muito útil e interessante, por permitir a colaboração em tempo real sobre documentos distintos compartilhados por um grupo de pessoas. E é também bastante simples, as explicações que encontrei no próprio site tendo sido suficientes para que eu conseguisse, já numa primeira utilização, fazer dois tipos distintos de compartilhamento. Imagino que para desenvolvimento de trabalhos em grupo e também para o desenvolvimento de projetos coletivos possa ser um instrumento valioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário